O brincar na educação infantil




        Brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano.O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.

Para definir a brincadeira infantil, ressaltamos a importância do brincar para o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. Para tanto, se faz necessário conscientizar os pais, educadores e sociedade em geral sobre à ludicidade que deve estar sendo vivenciada na infância, ou seja, de que o brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa não sendo somente lazer, mas sim, um ato de aprendizagem. Neste contexto, o brincar na educação infantil proporciona a criança estabelecer regras constituídas por si e em grupo, contribuindo na integração do indivíduo na sociedade. Deste modo, à criança estará resolvendo conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de compreender pontos de vista diferentes, de fazer-se entender e de demonstrar sua opinião em relação aos outros. É importante perceber e incentivar a capacidade criadora das crianças, pois esta se constitui numa das formas de relacionamento e recriação do mundo, na perspectiva da lógica infantil






A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO UNIVERSO LÚDICO (JOGOS, BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS)

O ato de brincar acontece em determinados momentos do cotidiano infantil, neste contexto, Oliveira (2000) aponta o ato de brincar, como sendo um processo de humanização, no qual a criança aprende a conciliar a brincadeira de forma efetiva, criando vínculos mais duradouros. Assim, as crianças desenvolvem sua capacidade de raciocinar, de julgar, de argumentar, de como chegar a um consenso, reconhecendo o quanto isto é importante para dar início à atividade em si.

O brincar se torna importante no desenvolvimento da criança de maneira que as brincadeiras e jogos que vão surgindo gradativamente na vida da criança desde os mais funcionais até os de regras. Estes são elementos elaborados que proporcionarão experiências, possibilitando a conquista e a formação da sua identidade. Como podemos perceber, os brinquedos e as brincadeiras são fontes inesgotáveis de interação lúdica e afetiva


Benefícios das brincadeiras para a educação infantil

Bebês brincando na escola

Desperta a imaginação e criatividade

Seja as brincadeiras direcionadas ou as atividades em que a criança brinca sozinha da maneira que desejar, o brincar estimula a imaginação dos pequenos levando-os a usar sua criatividade para desenvolver novas possibilidades de diversão e descobertas.

Esses momentos são fundamentais para que a criança explore um dos campos de experiências da BNCC: O EU, O OUTRO E O NÓS, testem seus próprios limites e expandam seu repertório de maneira lúdica e significativa


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Desenvolve habilidades sociais

As brincadeiras na educação infantil que envolvem toda a turma também contribuem para o desenvolvimento das habilidades sociais dos pequenos. Desde seguir as instruções do professor, até ajudar e respeitar os colegas, solucionando os desafios que surgirem durante a brincadeira, as crianças aprendem a conviver coletivamente, exercitando a escuta, fala, o pensamento e a imaginação.

Estimula as capacidades motoras e cognitivas

As brincadeiras que envolvem movimentos como correr, abaixar, andar e responder aos comandos do professor estimulam as capacidades motoras dos pequenos, levando-os a dominarem e compreenderem seu próprio corpo.

Deve ser inserida na vida diária da criança atividades como contação de histórias, encenações, pinturas, desenhos, dentre outras, que colaboram para que as habilidades cognitivas dos pequenos sejam aperfeiçoadas.



Promove o desenvolvimento socioemocional



Entre os benefícios das brincadeiras para a educação infantil está o desenvolvimento socioemocional dos pequenos. Atividades como teatro e contação de histórias faz com que as crianças percebam e aprendam a expressar suas emoções.

Da mesma forma, outras atividades como pintar, brincar no parque da escola ou no tanque de areia, são excelentes brincadeiras para ajudar os pequenos a se sentirem acolhidos. O olhar atento do professor é fundamental para identificar quando a criança precisa de ajuda. Sua escuta e atividades apropriadas como jogos, pode ser o fio condutor para identificar emoções ou sentimentos que precisam ser trabalhados


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